Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 10h17 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 08h47

O Estágio de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas foi criado em 2012, por meio da Portaria Nº 146-EME, alterada pela Portaria Nº 255-EME, e é ministrado no 2º semestre, tendo por objetivo capacitar profissionalmente graduados, de qualquer qualificação militar, com conhecimentos e práticas de sensoriamento remoto, com exceção do previsto no Art 4º da Portaria nº 59-DCT. Desde a primeira turma, em 2013, foram capacitados 108 alunos até 2023, que retornaram às suas unidades com os conhecimentos de sensoriamento remoto e geoinformação, capazes de atuar nas mais diversas áreas de inteligência, defesa, controle patrimonial entre outras. O Estágio é realizado em duas fases: a primeira é dedicada ao EAD, com duração máxima de 3 semanas e a segunda fase, presencial, com duração máxima de 4 semanas.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

         O militar do Exército Brasileiro, será julgado apto a se inscrever no processo de seleção se:

  1. for voluntário;
  2. for Subtenente, Primeiro ou Segundos-sargento aperfeiçoado, de qualquer Qualificação Militar, exceto das QMS Intendência, Saúde - Apoio, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem e Músico, do Exército Brasileiro (EB);
  3. ter no máximo 1 (um) ano na graduação, se Subtenente até 31 de dezembro do ano A-1, onde A é o ano de realização do estágio;
  4. atender às exigências do R-50 (Regulamento de Movimentação de Oficiais e Praças do Exército), quanto a observância das condições a satisfazer antes da matrícula e após a conclusão do estágio;
  5. não estiver em função de monitor na época em que deverá funcionar o estágio, exceto por interesse do seu Estabelecimento de Ensino;
  6. estar classificado, no mínimo, no comportamento "BOM";
  7. não estar relacionado para matrícula em outro curso;
  8. ter sido considerado "Apto" em inspeção de saúde que seja válida para o período de realização do estágio.
  9. Não estar indicado em Inquérito Policial Militar (IPM) ou na condição de sub judice; e
  10. Não possuir nenhum dos cursos de especialização;

         O militar das Forças Singulares deverá atender ao previsto no Plano de Cursos e Estágios destinados a Outras Organizações Brasileiras no Exército Brasileiro (PCEOBR).

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

         O candidato, militar do Exército Brasileiro que estiver apto a se inscrever no Estágio, deve requerer a inscrição ao Comando Militar de Área enquadrante de sua OM, anexando ao processo a Ficha de Informação de Candidato - FIC que também deve ser remetida à Seção de Ensino do 2° CGEO. Tal ficha deve conter o despacho e a assinatura do chefe da OM do militar, bem como estar assinada pelo próprio candidato.

ATENÇÃO!!!

          O candidato deve remeter a Ficha de Informação de Candidato - FIC à Seção de Ensino do 2° CGEO, via DIEx e no e-mail: ensino@dsg.eb.mil.br. O não envio da FIC até 8 MAIO A, sendo A o ano de realização do estágio, acarretará na não inclusão do militar no processo de seleção.

image.pngLink para FIC

 

         O estágio de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas foi criado em 2012, por meio da Portaria n° 146-EME, alterada pela Portaria n° 255-EME, e é destinado aos subtenentes e sargentos aperfeiçoados de qualquer qualificação militar. O estágio ocorre em duas fases, sendo uma presencial e outra à distância.

         Neste estágio são abordados assuntos e teorias básicas sobre cartografia, geodésia e SIG. Tais assuntos são base para a compreensão das atividades práticas envolvendo dados geoespaciais em ambiente SIG. Além de instruções de operação e análises espaciais com dados geoespaciais vetoriais, são abordados conceitos, analises e operações em dados matriciais (imagens). Ao longo do estágio o estagiário irá adquirir conhecimentos, tanto para produzir dados geoespaciais para apoio de decisão, em formato de mapa temático, como entenderá como utilizar os dados digitais produzidos pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) e outros orgãos produtores de dados geoespaciais.

        O estágio está dividido em 3 (três) disciplinas e 1 (uma) situação integradora, conforme as tabelas abaixo:

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Cg H)
Cartografia Básica 38
SIG 70
Sensoriamento Remoto 58
Cg H atividades de ensino 166
ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO CARGA HORÁRIA (Cg H)
Situação Integradora (Mapa Temático) 48
Estudo Dirigido 4
Cg H complementação de Ensino 52

         Somado às demais atividades administrativas existentes, a carga horária total do estágio é de 290 horas. O Plano de Disciplinas (PLADIS), onde consta a grade curricular detalhada, pode ser acessado no link abaixo.

 download

INFORMAÇÃO!

      Para o ano de 2024, o estágio de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas inicia-se nas seguintes datas:

      Fase EAD:

            Início - 12 AGO 24

            Término - 30 AGO 24

       Apresentação na OM:

            5 SET 24

       Fase Presencial:

             Início - 9 SET 24

            Término - 4 OUT 24

registrado em:
Fim do conteúdo da página